Colunas

Pedro, adapte-se à caixinha de Neymar!

Pedro Caixinha chegou ao Santos com a missão de mudar o comportamento de um time que, apesar de ter atingido os objetivos em 2024, não apresentou um futebol que agradasse à sua torcida. Mais variações táticas, mais ofensividade e não se contentar com diferenças mínimas no placar eram algumas das demandas da torcida para o perfil do novo treinador. Teoricamente, Caixinha se enquadra nesse perfil.

Na prática, o começo não foi o ideal, 6 jogos, 2 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. Apesar dos resultados, a torcida está confiante, pela vitória no clássico, no último sábado e por um fator especial : Neymar! O ídolo santista retorna ao clube depois de quase 12 anos da sua saída. Foi com ele que o torcedor viveu o seu último ciclo realmente vitorioso. Foram 6 títulos nos 4 anos e meio em que Neymar vestiu o manto sagrado. Fora do Santos, Neymar conquistou a Champions League e todos os títulos espanhóis no Barcelona, dominou o futebol francês no PSG e esteve 2 vezes entre os 3 melhores jogadores do mundo.

Ter um jogador como Neymar à disposição é um privilégio que qualquer treinador do mundo gostaria de ter. Neymar é um extraclasse! É um jogador, raro no futebol atual. Daqueles que você faz o time jogar pra ele. É o famoso jogador do ‘dá a bola nele, que ele resolve’. Neymar resolve! Principalmente no futebol brasileiro, um jogador como Neymar (pensando nele em boa forma física e saudável) sobra. Sobra muito! Sobra a ponto de não precisar se adaptar a nenhum modelo de jogo, à nenhuma (ou nenhum) caixinha.

Neymar não deve se adaptar ao modelo de jogo de Pedro Caixinha. Pedro Caixinha, esse sim, deve se adaptar a um time que tem uma estrela como Neymar no elenco. O Neymar não é o Gil, que você pode afastar. Não é o Soteldo, que você pode acusar de ser indisciplinado. Se o treinador português entender isso, que agora esse é o time do Neymar e fizer o elenco jogar para ele, a probabilidade de sucesso é muito grande.

Adapte-se, professor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *