As Sereias da Vila buscam o acesso no Brasileirão em 2025, e para isso uma forte reconstrução foi e vai ser implementadas para a temporada.
Erros em 2024
Na apresentação da goleira Stefane e das zagueiras Ana Alice e Pardal na última sexta-feira, 7, a coordenadora de futebol feminino do Santos, Thais Picarte, fala sobre erros que cometeu em 2024 que então ocasionaram o rebaixamento no brasileirão e uma campanha abaixo do esperado na libertadores. Picarte ressalta que a falta de profissionalismo dentro do clube foi uma das questões.
“Estamos aqui para profissionalizar o departamento de futebol feminino do Santos. Isso me foi pedido em janeiro do ano passado, na primeira reunião, e não conseguimos naquele início. E talvez ser realmente mais incisiva nessas questões. Profissionalismo, que sempre foi característica forte da minha carreira, e realmente ter essa troca e esse intercâmbio de ideias com a comissão”, comenta Thais Picarte.

Além disso, a coordenadora falou sobre a posição de suas ordens em relação às contratações, por conta maior intervenção da comissão técnica nas negociações das atletas.
“Peguei a equipe em janeiro, tínhamos um ano importante de Libertadores, cenário difícil para montar equipe. Tivemos que ir ao mercado internacional para contratar atletas. Erros e acertos para contratações, que vieram para ajudar e muitas vezes não puderam dar da maneira que esperávamos”, complementa.
Reformulação para 2025
Além da busca ao acesso, as Sereias retornam a Copa do Brasil e disputam o Campeonato Paulista no segundo semestre.
Na última temporada, o elenco deixou a desejar no setor defensivo, com falhas individuais e grande número de gols sofridos. Assim, chegam reforços e promoções da base principalmente para fechar defesa.
Para ter um time competitivo na reconstrução e melhores resultados em relação ao ano anterior, a equipe de Caio Couto aposta em recuperar o DNA ofensivo do Santos, e conta com a mescla de experiência e juventude no elenco para isso.
Contratações
Com a comissão alinhada a diretoria, as Sereias trouxeram dez reforços, e então um elenco competitivo e estruturado, Caio Couto vai disputar três competições em 2025.
Goleira: Agatha Basilio.
Zagueiras: Ana Alice, Ingryd Avanci e Pardal
Lateral: Evelyn Marques.
Meio-campo: Rafa Andrade, Giulia Giovanna, Analuyza e Marussi.
Atacantes: Laryh
(Analuyza e Marussi também podem atuar como atacantes nos lados do campo)
Compondo o elenco, o técnico das Sereias também integrou nove meninas da base ao time profissional, visando eventualmente buscar ainda mais se conectar com os ideais do clube.
Foram promovidas a goleira Agatha Rafaelly; as defensoras Raíssa Calheiros, Leandra e Bárbara Cuzzuol; no meio-campo a Mari Feitosa; e no ataque Samara Venceslau, Isa Viana e Ana Barboza.

Saídas para a reconstrução
Zagueiras: Day Silva, Cida, Camila Martins, Narvaez, Reina Bonta e Janaina.
Laterais: Vitória Kaissa, Fabiana Yanten e Dani Silva.
Meio-campo: Ana Carla, Karla Alves e Laura Valverde.
Atacantes: Mili Mendenez, Yami Rodriguez, Paola e Charcopa.
Foco em 2025
Até o momento, as Sereias disputaram dois jogos treino, uma vitória de 1×0 contra o Palmeiras e uma derrota de 2×0 contra o São Paulo. Então, nos dois amistosos, Caio Couto realizou muitos testes e esquemas táticos e se diz satisfeito com o elenco.
Os jogos oficiais terão início no dia 19 de abril com a estreia do Brasileirão A2. Logo depois, as Sereias voltam a disputar a Copa do Brasil que começa dia 14 de maio. E no segundo semestre a equipe joga o Campeonato Paulista que tem data marcada em 3 de agosto.
1 Comentário