O Campeonato Paulista está chegando no fim da sua fase classificatória e o Santos, embora seja o líder do grupo B, ainda não sacramentou a sua classificação. Para isso, basta um empate contra a Inter de Limeira no domingo. Mas o empate não garante a classificação como líder e, mesmo se perder, o Peixe pode se classificar, então, vamos abordar os possíveis cenários nos quais o Santos pode, ou não, se classificar para as quartas.
O Santos só pode ser ultrapassado pelo Bragantino, segundo colocado, com 14 pontos e pelo Guarani, terceiro colocado, com 12 pontos. A Portuguesa também tem 12 pontos, mas tem apenas duas vitórias.
O Bragantino joga fora de casa, contra a Ponte Preta, no domingo. A Ponte é vice líder do grupo D e precisa vencer. Se empatar e o Palmeiras vencer o Mirassol, o Palmeiras passa pelo saldo de gols. A Ponte, em casa, vai pra cima. Uma pedreira para o Braga.
O Guarani joga contra o Corinthians, em Itaquera. Isso, por si só, já coloca o Guarani como grande azarão da rodada, com poucas chances de somar pontos. Mas o Corinthians já está classificado, tem Libertadores no meio da semana que vem e, em caso de derrota do Santos, o Guarani pode se classificar, desde que vença e tire uma diferença de saldo de 3 gols. Então, o Corinthians tem motivos para ir para esse jogo com o freio de mão puxado.
Resumindo, o Santos só não se classifica, se:
1 – Perder por 5 gols de diferença, o Bragantino empatar e o Guarani vencer por qualquer placar.
2 – perder por qualquer placar, o Bragantino vencer e o Guarani vencer por uma vantagem que faça o saldo do Guarani ficar melhor que o do Santos (atualmente o saldo do Santos é de 3, o do Guarani é de 0).
Em caso de empate, o peixe garante a classificação:
1 – como líder, se o Bragantino não vencer o seu jogo.
2 – na segunda colocação, se o Bragantino vencer.
Já em caso de vitória, não dependemos do resultado de ninguém e nos classificamos na liderança do grupo, nos restando aguardar o rival das quartas, que pode ser qualquer um dos outros três do grupo.